A Sony desenvolveu um protótipo de IA para personagens.
A Revolução da IA nos Jogos
A Inteligência Artificial tem se tornado cada vez mais presente nos jogos, e, como parte desse avanço significativo, a Sony acaba de revelar um protótipo inovador que promete dar vida aos personagens de uma maneira muito mais realista. Esse desenvolvimento, por sua vez, é um reflexo claro de como a tecnologia tem evoluído de forma impressionante ao longo dos últimos anos, permitindo, assim, novas formas de interação e imersão para os jogadores.
Além disso, ao integrar a IA aos personagens, a Sony busca criar uma experiência de jogo mais dinâmica e envolvente, onde os personagens não apenas reagem às ações do jogador, mas também interagem de forma mais natural e inteligente, tornando a experiência ainda mais imersiva e surpreendente.
Aloy Controlada por IA
Segundo o The Verge, a empresa apresentou, em um evento fechado, uma versão da personagem Aloy, de Horizon Zero Dawn, controlada por IA. Na demonstração, Aloy respondia perguntas em tempo real. Embora o vídeo completo não tenha sido divulgado, um pequeno GIF foi compartilhado pelo site, mostrando o resultado.
Tecnologia Utilizada
O protótipo combina os modelos GPT-4 e Llama 3 para diálogos, enquanto a geração de voz utiliza a tecnologia proprietária da Sony, o Emotional Voice Synthesis (EVS), junto ao sistema Mockingbird.
Objetivo da Sony
Sharwin Raghoebardajal, diretor de engenharia de software da Sony, afirmou que a intenção é oferecer “um vislumbre do que é possível” com essa tecnologia. A demonstração ocorreu em um PC, mas a equipe conseguiu rodar a IA no PlayStation 5, ainda que com um “pouco de sobrecarga”.
Críticas nas Redes Sociais
Apesar do avanço impressionante, a novidade gerou debates nas redes sociais. Muitos questionam o impacto que essa tecnologia pode ter sobre o futuro dos dubladores e atores de performance em jogos.