Digital Foundry diz que GTA VI está fora do Switch 2 e Steam Deck
GTA VI deve ficar de fora do Switch 2 e Steam Deck, aponta Digital Foundry
Grand Theft Auto VI está oficialmente confirmado para chegar em 26 de maio de 2026 ao PlayStation 5 e Xbox Series S|X. Além disso, uma versão para PC está prevista para ser lançada posteriormente. No entanto, quando se trata da possibilidade de o título chegar ao Nintendo Switch 2 ou rodar em PCs portáteis como o Steam Deck e o ROG Ally, surgem muitas dúvidas entre os jogadores — e, infelizmente, a resposta pode não ser das mais animadoras.
GTA VI pode ser “grande demais” para consoles portáteis
“Sinto muito, mas ele é provavelmente grande demais para o Switch 2. Todo mundo vai me odiar por dizer isso, mas temos que ser realistas. Essa é uma das melhores renderizações em tempo real que já vimos. Eu não espero que o Steam Deck consiga rodar isso. Eu não espero que o ROG Ally X rode isso. Temos que ser realistas sobre esse tipo de coisa”, afirmou a equipe da Digital Foundry.
CPU do Switch 2 pode limitar performance
Um dos principais obstáculos técnicos mencionados, por sua vez, é o poder de processamento da CPU do Switch 2, que, de acordo com as análises, seria significativamente inferior ao necessário para rodar GTA VI com uma fidelidade mínima aceitável. Nesse sentido, a Digital Foundry destaca que a CPU do novo console da Nintendo teria apenas uma fração da performance de um processador AMD Zen 2. Como resultado, seria necessário aplicar reduções drásticas tanto na qualidade gráfica quanto no desempenho geral, o que, consequentemente, poderia inviabilizar uma versão do jogo para a plataforma.
Diante dessas limitações técnicas, é provável que a Rockstar Games, por conseguinte, opte por não lançar o jogo nessas plataformas, uma vez que sua prioridade deve ser manter a experiência visual e técnica que somente a nova geração de consoles é capaz de oferecer.