GTA 6 Pode Utilizar o Mesmo Ray Tracing de GTA 5 Enhanced
GTA 5 Enhanced de PC pode ser um “spoiler” para GTA 6 em termos técnicos
A Rockstar lançou GTA 5 Enhanced para PC, com melhorias visuais, incluindo ray tracing avançado, superando as versões de PS5 e Xbox Series.
A evolução gráfica de GTA 5 para PC
GTA 5 já foi lançado para PS5 e Xbox Series com resolução maior e ray tracing para sombras e reflexos. A versão de PC, no entanto, usa ray tracing de forma mais avançada, com reflexos mais distantes e iluminação global.
De acordo com o Digital Foundry, a tecnologia de iluminação global é um ponto importante para o futuro de GTA 6. O novo jogo da Rockstar pode aproveitar essa melhoria, visível na versão de PC de GTA 5, elevando a qualidade gráfica, especialmente nas interações de luz e ambiente.
Como GTA 6 pode usar essas tecnologias?
Comparando com o primeiro trailer de GTA 6, é possível ver gráficos semelhantes aos de GTA 5 Enhanced no PC, como reflexos realistas nos cenários e personagens, além de iluminação realista em cenas como a prisão de Lucia e a boate. Esses detalhes indicam que GTA 6 pode se beneficiar dessas inovações tecnológicas, mas também levantam questões sobre o desempenho nos consoles.
Apesar de o uso do ray tracing ser uma melhoria significativa, ele exige grande poder de processamento. A versão de PC de GTA 5 utiliza recursos avançados que exigem placas de vídeo de alto desempenho, e isso levanta dúvidas sobre a capacidade dos consoles de suportar essa tecnologia de maneira eficiente.
A possibilidade de GTA 6 rodar a 30 fps nos consoles
Testes do Digital Foundry com a GeForce RTX 4060 mostram que o ray tracing para reflexos, sombras e iluminação global permite até 60 fps em placas de entrada. No entanto, o mesmo não acontece com os processadores, que precisam ser de alto desempenho.
Se a Rockstar realmente optar por usar iluminação global com ray tracing em GTA 6, pode ser difícil para os consoles atuais conseguirem rodar o jogo de forma estável a 60 fps. Isso levanta a hipótese de que GTA 6 pode rodar a 30 fps nos consoles, mesmo nos modelos mais avançados, como o PS5 Pro.
O futuro de GTA 6 e as opções de desempenho nos consoles
Embora a tecnologia de ray tracing traga gráficos impressionantes, o desempenho nos consoles pode ser um desafio. É possível que a Rockstar implemente um “Modo Performance”, que desative o uso de ray tracing para garantir uma taxa de quadros mais estável. No entanto, a questão do desempenho em consoles será algo que a Rockstar terá que considerar cuidadosamente ao desenvolver GTA 6.
Enquanto isso, os fãs de GTA 5 podem aproveitar a versão Enhanced no PC, que oferece uma visão impressionante do que pode estar por vir.