Guia e Roteiro de Troféus de Stray

Roteiro de Troféus – Stay
Dificuldade estimada da platina de Stray: 3,5/10
Tempo aproximado para platinar Stray: 6 a 8 horas (ou 2 a 3 horas em uma speedrun se já tiver platinado antes)
Troféus Offline: 25 (1 Platina, 7 Ouro, 9 Prata, 8 Bronze)
” Online: 0
” perdíveis: 1 – 🥇 Eu sou Speed (termine o jogo em até 2 horas)
” com falhas: Nenhum
A dificuldade afeta os troféus? Não, o jogo não possui seleção de dificuldade
Número mínimo de jogadas: 1 (mas 2 são recomendadas)
Autopop / Transferência de save (PS4 ↔ PS5): ❌ Não
Compra cruzada (PS4 + PS5): ✅ Sim
Seleção de capítulos após zerar: ✅ Sim
Data de lançamento: 19 de julho de 2022
🎮 Introdução
Bem-vindo ao guia de troféus de Stray, uma aventura felina em terceira pessoa que combina exploração, plataformas e resolução de enigmas. Além disso, o jogo é dividido em 12 capítulos e conta com um total de 67 colecionáveis. Para conquistar a Platina, será necessário completar o jogo 100%, o que inclui, entre outras coisas, as seguintes etapas:
- Todos os colecionáveis
- Troféus específicos por capítulo
- Uma speedrun final concluída em até 2 horas
A primeira jogada, que inclui todos os colecionáveis, deve levar aproximadamente de 4 a 6 horas. Por outro lado, a speedrun pode ser concluída em um tempo bem menor, entre 90 minutos e 2 horas, levando em consideração uma margem de cerca de 30 minutos para possíveis erros durante o percurso. Dessa forma, de modo geral, trata-se de uma platina simples e bastante acessível para todos os públicos, independentemente do nível de experiência.
🐾 Etapa 1: Colecionáveis + Troféus de Capítulo (4 a 6 horas)
Siga um guia completo de colecionáveis, garantindo:
- Todos os 67 itens colecionáveis (memórias, partituras, latas de energia etc.)
- Troféus relacionados a ações específicas em capítulos
- Progressão natural pela história
🏁 Etapa 2: Speedrun –
Eu sou Speed (até 2 horas)
Este é o único troféu perdível. Para conquistá-lo:
- Inicie um novo jogo em um slot vazio na tela inicial
- Conclua o jogo em até 2 horas
⚙️ Dicas e observações:
Tempo generoso: É importante destacar que é possível terminar o jogo em cerca de 1h30min, o que já inclui uma margem de segurança de aproximadamente 30 minutos para eventuais erros ou imprevistos que possam ocorrer durante a jogatina.
Além disso, vale lembrar que as cutscenes são contabilizadas dentro do tempo total, portanto, devem ser consideradas na sua estratégia para finalizar o jogo rapidamente. Por outro lado, o tempo gasto nas telas de carregamento — aquelas telas pretas que aparecem entre cenas e fases — não é contabilizado, o que ajuda a tornar a cronometragem mais justa.
Durante a tentativa, é fundamental evitar morrer ou reiniciar checkpoints, pois esses fatores acabam adicionando tempo extra à sua run, o que pode comprometer sua meta. No entanto, fique tranquilo, pois pausar o jogo não afeta o cronômetro de forma alguma, permitindo que você tenha pequenos intervalos sem prejuízo no tempo final.
Para acelerar diálogos e não perder tempo com conversas longas, uma dica valiosa é pressionar simultaneamente os botões círculo + quadrado, o que acelera a fala dos personagens e faz você ganhar preciosos segundos.
Outro ponto importante para quem deseja otimizar a jogatina é usar o backup manual do save, seja via nuvem ou USB, preferencialmente a cada 1 ou 2 capítulos, garantindo que seu progresso esteja seguro e que você possa retomar rapidamente caso algo dê errado.
Na tela de seleção de save, você pode acompanhar o seu tempo atual, o que é essencial para monitorar sua performance e ajustar a velocidade conforme a necessidade.
⏱️ Dicas para Speedrun + Múltiplas Platinas (Stacks):
-
Primeiramente, faça upload do save no início do Capítulo 10, que é o mais longo em colecionáveis. Assim, caso você demore além das 2 horas, será possível recarregar esse save e, dessa maneira, repetir apenas a parte final de forma mais rápida e eficiente.
-
Durante o Capítulo 2, evite morrer para os Zurks; entretanto, não reinicie checkpoints, pois isso pode aumentar consideravelmente o tempo total. Caso precise, você poderá refazer essa parte posteriormente usando a seleção de capítulo, garantindo assim mais eficiência na sua jogatina.
- Durante a speedrun, não entregue as partituras a Morusque, pois isso consome cerca de 6 minutos. Em vez disso, foque apenas em completar o jogo no tempo exigido. Depois de concluir a campanha em menos de 2 horas, você pode usar a seleção de capítulo para retornar ao Capítulo 6 (que corresponde à mesma área do Capítulo 4) e então entregar as partituras com calma.
- No Capítulo 11, onde você precisa trancar drones, é importante evitar mortes a todo custo. Caso perceba que está prestes a morrer, pause o jogo imediatamente e saia rapidamente para que esse tempo não seja contabilizado na run. Dessa forma, você garante uma tentativa mais limpa sem prejuízo ao cronômetro.
Troféu adicional após a speedrun –
Dia Produtivo
Esse troféu exige ficar dormindo por 1 hora ininterrupta. Se ainda não o tiver:
- Vá ao Capítulo 4 e deite ao lado de Morusque (o robô que recebe as partituras)
- Deixe o controle parado por uma hora. O jogo continuará contando o tempo mesmo sem interação
Lista de Troféus de Stray
Platina de Stray
- Platina – Obtenha todos os troféus
Ouro
- Eu sou Speed – Termine o jogo em menos de 2 horas (Perdível)
- Gatocrata – Termine o jogo
- Todos os códigos – Digite todos os códigos do jogo
- Especialista em memórias – Encontre todas as memórias de B-12
- Doador de música – Entregue todas as partituras a Morusque
- Amigo dos robôs – Interaja com todos os personagens do vilarejo
- Gato curioso – Encontre todos os segredos
Prata
- Dia produtivo – Durma por mais de uma hora
- Sem arranhões – Fuja dos Zurks sem ser atingido
- Trancado e carregado – Prenda os drones com sucesso
- (Outros 6 troféus de prata relacionados a exploração e progressão)
Bronze
- (8 troféus relacionados a ações únicas em capítulos, colecionáveis e interações felinas)
Guia de Troféus – Stray
Tudo pronto
Desbloqueie todos os outros troféus de Stray.
Um pequeno miado
Miado 100 vezes.
Como conseguir:
Para começar, pressione :círculo: para miar. Esse troféu pode ser obtido já no início do jogo e normalmente leva cerca de 2 minutos para ser conquistado. Além disso, é importante destacar que é possível miar durante cutscenes e animações, o que facilita ainda mais alcançar o número necessário de miados de forma rápida e prática.
Cat-a-Pult
Pule 500 vezes.
Como conseguir:
Os saltos são realizados pressionando :x: ao se aproximar das bordas. Dessa forma, muito provavelmente, você obterá esse troféu de forma natural durante a sua primeira jogada, sem precisar se preocupar em buscá-lo especificamente.
No entanto, caso isso não aconteça imediatamente, basta acessar o Capítulo 1 e, em seguida, ficar repetindo os saltos encadeados na seção do tutorial, o que consequentemente ajuda a acelerar o progresso de forma mais eficiente.
Dia produtivo
Durma por mais de 1 hora.
Como conseguir:
Vá até o Capítulo 4: As Favelas. Depois de encontrar o “Guardião”, dirija-se para a esquerda até chegar ao “Morusque”, o robô músico. Ao lado dele, você verá uma cama de gato. Então, deite-se nela pressionando :triângulo: e, em seguida, deixe o controle inativo por cerca de 1 hora. É importante certificar-se de que o controle não desligue e que o jogo não entre em pausa durante esse período.
Boom Chat Kalaka
Enterre a bola de basquete.
Como conseguir:
No Capítulo 4, logo após falar com o Guardião, siga cuidadosamente para a direita dele e, em seguida, empurre a bola de basquete da borda com o objetivo de acertar o balde que está logo abaixo. Caso você erre o alvo nessa tentativa inicial, não se preocupe, pois simplesmente reiniciando o ponto de controle será possível tentar novamente. Dessa forma, você poderá repetir o processo quantas vezes forem necessárias até obter sucesso, garantindo assim que o troféu seja conquistado sem maiores dificuldades.
Não consigo me pegar
Complete a primeira perseguição do Zurk sem ser pego.
Como conseguir:
No Capítulo 2: Cidade Morta, logo após encontrar um robô caído, você precisará fugir dos Zurks sem permitir que nenhum deles se prenda a você — ou seja, não pode aparecer o prompt :círculo: em nenhum momento.
Para aumentar suas chances de sucesso, utilize movimentos em zigue-zague, pois isso dificulta que os inimigos consigam te alcançar. Caso cometa algum erro ou seja agarrado, não se preocupe: basta reiniciar o ponto de controle e tentar novamente.
Sneakitty
Atravesse Midtown sem ser detectado pelos Sentinelas.
Como conseguir:
No Capítulo 10: Midtown, assim que você entregar o capacete e a jaqueta ao Blazer, imediatamente entrará em uma fábrica vigiada por drones sentinelas. A partir desse ponto, é essencial que você evite ser detectado até sair do prédio da Clementine e, consequentemente, alcançar a boate. Caso os holofotes mudem para as cores amarela ou vermelha, então reinicie imediatamente o checkpoint para manter a tentativa válida e evitar perder progresso.
Para isso, siga cuidadosamente a rota dos drones, pois cada um deles segue um padrão fixo de movimento. Portanto, a tática principal consiste em observar atentamente o tempo de patrulha e atravessar apenas enquanto os drones estiverem com o olhar desviado. Com paciência e precisão, é possível completar esse trecho sem alertar os inimigos.
Nenhuma Vida Mais
Morre 9 vezes.
Como conseguir:
Durante o Capítulo 2, no momento em que ocorre a perseguição dos Zurks, primeiramente, permita-se ser capturado por eles até morrer. Em seguida, pressione :x: para reiniciar o ponto de controle e, logo depois, repita esse processo outras 9 vezes. Importante destacar que, apenas as mortes causadas diretamente por inimigos são contabilizadas para o troféu.
Risque
Risque o vinil no clube.
Como conseguir:
Ao chegar ao final do Capítulo 10: Midtown, dirija-se até o interior da boate. Lá, procure por um disco, que pode ser encontrado em uma das mesas próximas ao bar. Em seguida, leve o item até o palco, coloque-o no toca-discos e, por fim, pressione :triângulo: para fazer scratch.
Pacifista
Complete os esgotos sem matar nenhum Zurk.
Como conseguir:
Durante o Capítulo 8: Esgotos, você deve passar correndo pelos Zurks sem utilizar a lanterna roxa (:l1:) para eliminá-los. No entanto, é permitido sacudir os inimigos que grudarem em você pressionando :círculo:, pois isso não invalida o troféu. Caso acidentalmente mate algum Zurk, você pode reiniciar o ponto de controle imediatamente para tentar novamente sem comprometer o progresso.
Eu sou Speed
Complete o jogo em menos de 2 horas.
Como conseguir:
Para começar, inicie um novo jogo em um slot vazio. Em seguida, termine os 12 capítulos em até 2 horas. É importante lembrar que os tempos de carregamento não contam, porém os diálogos sim. Além disso, as cutscenes não podem ser puladas.
O ideal é fazer essa corrida depois de já ter completado o jogo e decorado os caminhos.
Dicas:
- Faça a corrida dos colecionáveis primeiro e deixe a speedrun para a segunda jogada.
- Use guias com os códigos de porta e soluções de puzzles para acelerar.
- Backup do save é permitido via PS+ ou USB.