Paper Mario: The Thousand-Year Door DETONADO
Aqui está o texto otimizado:
Prólogo – Boas-vindas de um Ladino
Mario recebe uma carta e um mapa misterioso da Princesa Peach, convidando-o a ir a Rogueport e encontrar todas as Estrelas de Cristal.
Principais itens colecionáveis no prólogo
- Peça Estrela #1
- Peça Estrela #2
- Peça Estrela #3
- Peça Estrela #4
- Peça Estrela #5
- Peça Estrela #6
Prólogo – A Jornada Começa
O jogo inicia com Mario recebendo uma carta de Princess Peach, que viajou até Rogue Island em busca de um tesouro misterioso. Ela pede a ajuda de Mario, solicitando que ele a encontre em Rogueport. Mario embarca em um barco e segue para o destino. Ao chegar ao cais, a aventura começa.
Mario logo encontra uma caixa multicolorida com um “S” nela, representando um ponto de salvamento. Após salvar o jogo, ele segue para os degraus, tomando cuidado para não cair na água e perder vida.
Logo, ele se depara com Goombella, uma Goomba jovem sendo atacada por tropas. Mario entra em sua primeira batalha, onde só pode usar o martelo ou pular. A batalha é rápida, e após vencer, Mario e Goombella escapam do confronto.
Explorando Rogueport
Goombella, que também busca o tesouro, decide se juntar a Mario, adicionando suas habilidades ao grupo. Ela pode usar um ataque de pancada similar ao pulo de Mario e a habilidade “Tattle”, que revela informações sobre os inimigos.
Em Rogueport Plaza, Mario pode visitar o Bazar Toadstool Bros., onde compra itens, ou a loja Podley’s Place, para descansar e restaurar suas estatísticas por 5 moedas. Toadsworth também está hospedado ali. Na praça, há ainda uma Badge Shop, que estará disponível mais tarde, e uma chave útil para missões do Trouble Center. Não deixe de pegar uma peça de estrela atrás de uma casa na extrema esquerda da praça.
Problemas e Conflitos
Enquanto explora, Mario encontra Zess T, uma cozinheira Toadstool que perdeu sua lente de contato. Mario acidentalmente a quebra, o que faz com que Zess T bloqueie o caminho até que ele resolva o problema mais tarde no jogo.
Em sua caminhada, Mario também encontra um ladrão que rouba 50 moedas dele. Felizmente, ele pode recuperar seu dinheiro na casa onde encontrou a peça de estrela.
A Área Secreta e o Professor Frankly
Ao seguir para um beco, Mario encontra Darkly e um Shy Guy. Mais adiante, o Professor Frankly revela que para encontrar o tesouro, Mario precisa coletar as 7 Crystal Stars. O professor explica que o mapa enviado pela Princesa Peach é crucial para a missão.
Primeiras Aventuras
Mario viaja por um cano e passa por uma série de batalhas. Ele enfrenta Goombas normais, alados e com capacetes pontudos, cada um exigindo diferentes táticas. Após essas lutas, Mario encontra caixas com itens como cogumelos e flores de fogo, além de um cano que o leva a novas áreas.
Em uma das salas, Mario encontra uma chave preta, que o transforma em um avião de papel ao pressionar o botão Y. Isso permite que ele atravesse obstáculos e acesse novos locais.
A Thousand-Year Door e Novos Desafios
Na sala da Thousand-Year Door, Mario encontra a primeira Crystal Star em seu mapa, além de desbloquear a habilidade Sweet Treat, que pode curar o grupo. O professor dá a Mario o emblema Power Smash, que permitirá ataques especiais em batalha.
Mario também encontra Dazzle, um personagem que troca peças de estrelas por distintivos. Durante sua jornada, ele enfrenta um Bloop, um inimigo aquático que se esconde e ataca com tentáculos. Após derrotá-lo, Mario encontra outro cano de dobra, encerrando o prólogo e se preparando para a próxima fase da aventura.
Capítulo 1 – Castelo e Dragão
Mario precisa libertar uma cidade normalmente pacífica das garras de um enorme dragão que devorou muitos moradores, enquanto busca pela primeira Estrela de Cristal.
Principais itens colecionáveis neste capítulo
- Peça Estelar #7
- Brilho Sprite #1
- Peça Estelar #8
- Peça Estelar #9
- Peça Estrela #10
- Peça Estelar #11
- Peça Estrela #12
- Sprite Brilhante #2
- Peça Estrela #13
- Sprite Brilhante #3
Explorando o Caminho Inicial
Siga para a direita e bata na caixa de interrogação para pegar um cogumelo revigorante. Atravesse a ponte e colete o emblema Close Call, que aumenta suas chances de esquivar ataques quando estiver em perigo. Continue até um cano de dobra e suba para ver um coração inalcançável. Volte, bata na caixa de moedas e explore os tufos de grama para encontrar moedas e um cano oculto que leva às colinas ao fundo.
Na sequência, quebre o bloco azul com o martelo para construir uma ponte e pegar uma Peça de Estrela. Bata na caixa do outro lado para um item misterioso e experimente seus efeitos.
Petalburg
A cidade possui um ponto de salvamento, loja e pousada. Abasteça seus recursos e converse com os moradores sobre Hooktail, o dragão. Em frente à primeira casa, nos arbustos, há uma Turtley Leaf, que recupera 3 FP.
Dentro da casa do prefeito Kroopa, ele pede ajuda para derrotar Hooktail. Para alcaná-lo, Mario precisa das chaves de pedra, localizadas na Fortaleza Shhwonk, além da vila. Ao sair da casa, um e-mail alerta sobre a função de mensagens. Como já conversou com o prefeito, o Koopa guarda liberará a passagem até a fortaleza.
Caminho para a Fortaleza Shhwonk
Siga para a direita e procure a primeira moita para uma Peça de Estrela. Os inimigos incluem Goombas e Koopa Troopas, que devem ser virados com um pulo para reduzir sua defesa. Bata no bloco de interrogação para um POW Block. Dentro do castelo, um crânio no pedestal inicia uma batalha contra dois Bald Clefts, que são vulneráveis a POW Blocks.
Ao sair do castelo, procure na árvore elevada para encontrar uma moeda e, nos arbustos antes do próximo castelo, mais um POW Block e uma moeda. Dentro, Mario encontra Bristles, imunes a fogo e ataques corpo a corpo, exigindo um POW Block para derrotá-los.
Adiante, um bloco especial restaura HP e FP por um custo em moedas. Siga para um quiz com o Thwomp, respondendo corretamente para evitar batalhas:
- O que está escondido na Fortaleza Shhwonk? – Pedras do Sol e da Lua
- Quanto custam um cogumelo e uma flor de fogo na loja? – 12 moedas
- Qual é o nome do prefeito de Petalburg? – Kroop
- Onde está a Estrela de Cristal? – Castelo Hooktail
- Como ir de Petal Meadows para Rogueport? – Passar por um cano
Se passar no quiz, um cano se abre. Dentro, Mario pega o distintivo Multibounce e enfrenta Fuzzies, que drenam sua saúde. Use ataques em cadeia ou uma Flor de Fogo para eliminá-los rapidamente.
Ao pegar a Pedra da Lua, quatro Fuzzies atacam. Depois, a Pedra do Sol é protegida por mais quatro Fuzzies, seguidos de um Fuzzy Dourado, que invoca uma horda de Fuzzies. Concentre-se nele para encerrar a batalha rapidamente.
Com ambas as pedras, Mario retorna a Petalburg, onde encontra Koops, um Koopa Troopa que se junta à jornada. Seu ataque de concha permite atingir interruptores e coletar itens distantes.
Entrada do Castelo Hooktail
Use Koops para pegar o emblema Happy Heart. Na área do castelo, insira as Pedras do Sol e da Lua nos buracos e acerte as caixas de exclamação simultaneamente com Mario e Koops para revelar o cano de entrada.
Castelo Hooktail
Na primeira sala, pule pelas plataformas sob a ponte quebrada para pegar um HP Plus. No segundo andar, uma mola leva Mario ao quadrado de avião de papel, permitindo atravessar o fosso.
Nas próximas salas, derrote Koopas e Paratroopas e colete o Power Bounce, que permite saltos consecutivos em um inimigo. Um esqueleto no chão segura uma pista sobre a fraqueza de Hooktail (“f ROG”). Interagir com ele desencadeia uma horda de Dull Bones, levando a uma batalha contra cinco inimigos.
Adiante, um quebra-cabeça com caixas de cores permite acessar a chave do castelo e uma área secreta contendo Peças de Estrela.
Em uma cela, um baú preto exige uma chave preta. Após pegá-la, espinhos surgem do teto e chão, exigindo uma rápida fuga. O baú concede a habilidade de virar Mario de lado, permitindo atravessar grades e coletar o emblema Attack FX R, que é útil contra Hooktail.
Mario usa a nova habilidade para acessar outra chave do castelo e avançar. Um puzzle de interruptores e lacunas exige o ataque de concha de Koops para abrir caminho. Em uma área externa, Mario deve saltar por uma janela aberta para continuar.
No telhado, após enfrentar Koopas e Goombas, Mario chega à torre final, onde um ponto de salvamento e uma caixa de coração o preparam para a batalha contra Hooktail.
Batalha Contra Hooktail
Hooktail tem 20 HP e ataca com fogo e pisões. O emblema Attack FX R reduz sua força, pois os sons o deixam tonto. Quando está prestes a ser derrotado, oferece subornos para Mario desistir – recuse. Ele então ataca o público para recuperar energia, mas poucos golpes finais o derrubarão.
Após a vitória, um Koopa aprisionado emerge da boca do dragão e Mario recebe a Crystal Star. Em seguida, a cena muda para a Princesa Peach, capturada pelos X-Nauts. Ela interage com o computador do local e envia um e-mail para Mario.
Por fim, controlamos Bowser, que descobre que Mario está atrás das Crystal Stars e decide ir a Rogueport para sequestrar a princesa.
Capítulo 2 – A Grande Árvore Boggly
Principais itens colecionáveis neste capítulo
- Sprite Brilhante #4
- Peça Estrela #14
- Peça Estrela #15
- Peça Estelar #16
- Peça Estelar #17
- Peça Estelar #18
- Peça Estelar #19
- Peça Estrela #20
- Peça Estrela #21
- Sprite Brilhante #5
- Peça Estrela #22
- Peça Estrela #23
- Sprite Brilhante #6
- Sprite Brilhante #7
- Peça Estrela #24
- Peça Estrela #25
- Peça Estrela #26
- Sprite Brilhante #8
- Sprite Brilhante #9
- Peça Estrela #27
- Peça Estrela #28
- Peça Estrela #29
- Peça Estrela #30
- Peça Estrela #31
- Peça Estrela #32
- Peça Estrela #33
Mario e seus companheiros precisam decidir seu próximo destino quando uma criaturinha assustada aponta para uma bela, mas desorientadora, floresta.
De volta a Petalburg, eles decidem levar o cristal até a Porta dos Mil Anos para localizar o próximo cristal. Visite a casa do prefeito e use a habilidade de Mario para virar de lado e entrar no jardim, onde encontrará o emblema Mega Rush P. Esse emblema aumenta o ataque em 5 quando seu parceiro estiver em perigo. Em seguida, viaje para Rogueport, onde Mario receberá um e-mail da Princesa Peach sobre seu sequestro.
Nos esgotos, novas áreas podem ser acessadas com a habilidade bidimensional de Mario. À esquerda do cano de dobra para Petal Meadows, ele pode atravessar uma passagem para encontrar uma cartomante. Na sala da Porta dos Mil Anos, Mario pode usar uma mola para alcançar um sprite brilhante e acessar o Poço das 100 Provações, desafio recomendado apenas para quando estiver mais forte.
No pódio diante da Porta dos Mil Anos, o mapa estelar de Mario é atualizado, revelando que a próxima Estrela de Cristal está em Boggly Woods. Um cano sob a cidade leva a essa área, mas antes disso, visite Merlon para fortalecer um aliado: Goombella recebe o ataque Multi-Bonk e Koops ganha Escudo de Concha.
Centro de Problemas
A passagem à direita da casa do professor é guardada por Gus, que cobra 10 moedas para passagem ou pode ser derrotado (HP: 20, Ataque: 3, Defesa: 0). Ao vencer, duas casas são acessíveis: uma trancada e outra, o Trouble Center, onde Mario pode aceitar missões para ajudar os cidadãos.
Entre as duas casas há um beco que Mario pode acessar virando de lado, levando a um lote nos fundos onde encontrará uma Peça de Estrela entre as caixas e barris.
Nova Área de Warp Pipe
Ao sair da sala da Thousand-Year Door, siga à direita até encontrar um bloco amarelo gigante. Uma caixa azul pode ser martelada para erguer um novo cano em Rogueport Square. Esse cano permite acesso rápido às áreas visitadas após coletar suas Crystal Stars. Isso facilitará missões, compras e coleta de Shine Sprites e Star Pieces.
Na loja de itens, a lente de contato encomendada chegou por 10 moedas. Entregue-a a Zess T, que permitirá acesso à sua casa, onde pode combinar itens para criar versões mais poderosas.
Loteria e Cassino
Na parte oeste de Rogueport há um quadro de loteria onde Mario pode comprar bilhetes por 10 moedas e ganhar prêmios dependendo dos números sorteados. Atrás do quadro está o Pianta Parlor, um cassino onde Mario pode jogar para ganhar prêmios especiais, inicialmente apenas em uma máquina caça-níqueis.
Esgotos de Rogueport 2
Ao lado do cassino, uma grade de esgoto pode ser atravessada virando de lado. Três Peças de Estrela estão nesta área: uma à direita da plataforma inicial, outra atrás de uma coluna e a última perto de colunas quebradas. Há também um baú contendo o distintivo Soft Stomp. Mais adiante, uma loja vende itens exclusivos.
Retorne pelo cano de dobra próximo à casa do professor para a área onde a pequena criatura mencionada desaparece na parede. Aqui, Mario encontra Punio, que pede ajuda para salvar seu povo dos X-Nauts e proteger sua árvore sagrada. Ele revela uma passagem secreta para a esquerda, onde Mario encontra o emblema Damage Dodge.
Capítulo 2: A Caminho da Great Boggly Tree
Mario entra em um caminho repleto de árvores pretas e brancas. Na segunda área, bata na primeira árvore para obter uma Ovelha Sonolenta. No caminho, ele encontra três irmãs que perderam o esboço dele e, portanto, não o reconhecem.
A terceira área contém um cano para a Boggly Tree e um bilhete de pousada escondido nas flores à direita do cano. Mario enfrentará Piranhas Pálidas, que não podem ser atacadas diretamente devido aos seus dentes.
Punio, incapaz de entrar na árvore, pede ajuda para encontrar Madame Flurrie. Siga para a direita e entre na porta escondida na parede preta. Atrás das árvores há um caminho secreto: pule na frente da 7ª árvore para revelar um Distintivo P-Down, D-Up. Continue para a esquerda, ativando uma caixa azul para erguer um cano, permitindo acesso a um Shine Sprite.
Na área seguinte, um Quake Hammer Badge pode ser encontrado dentro de uma caixa de interrogação. Continue para a direita até encontrar uma cerca com um painel faltando. Vire Mario de lado para passar e alcançar um Volt Shroom e uma Peça de Estrela.
Entre na casa de Madame Flurrie, que perdeu seu colar favorito para as três irmãs. Antes de enfrentá-las, equipe o distintivo Quake Hammer para facilitar a batalha.
Capítulo 3 – De brilho e glória
Principais itens colecionáveis neste capítulo
- Sprite Brilhante #10
- Peça Estrela #34
- Peça Estrela #35
- Peça Estrela #36
- Peça Estrela #37
- Sprite Brilhante #11
- Peça Estrela #38
- Peça Estrela #39
- Peça Estrela #40
- Sprite Brilhante #12
- Sprite Brilhante #13
- Peça Estrela #41
- Peça Estrela #42
- Sprite Brilhante #14
- Sprite Brilhante #15
- Peça Estrela #43
Mario concluiu algumas tarefas para um sindicato do crime, mas agora está rumo aos céus para competir em um torneio de luta. É hora de Mario se tornar o CAMPEÃO!
Explorando Glitzville Glitzville é uma nova área para explorar. Ao desembarcar do dirigível, siga para a direita da cidade e use o pisão de bunda de Mario na caixa azul para revelar uma escada. Suba e abra o baú para encontrar um Power Plus P Badge.
- Atrás da tapeçaria laranja do Juice Bar, há um cupom Inn.
- No Juice Bar, olhe atrás do balcão para encontrar uma Star Piece.
- À esquerda do bar, use o Koops shell toss sob a caixa para pegar um Shine Sprite.
- Na entrada do Glitz Pit, procure nos arbustos à direita das escadas para mais uma Star Piece.
- No lado oeste da cidade, olhe atrás da cabine telefônica para outra Star Piece.
Depois de explorar e comprar itens, entre no Glitz Pit para ver o campeão defender seu cinturão. A Estrela de Cristal está no cinturão, e Mario deve lutar até o topo para conquistá-la.
Torneio do Glitz Pit Mario se inscreve como lutador da liga secundária e deve subir no ranking.
- Irmãos Goomba: 5 moedas
- KP Koopas: 6 moedas
- Trigêmeos Pokey: 7 moedas
- Ossos Mortos: 9 moedas
- Tempestade de Picos: 10 moedas
Ovos Secretos Após essa luta, um lutador informa sobre um novo cachorro-quente especial. O ovo misterioso que pula sem parar acaba pulando na barraca. Persiga-o e suba no Juice Bar para alcançá-lo. Fale com o ovo para que ele se junte ao time.
Mario recebe um e-mail informando sobre uma venda especial na Great Boggly Tree. Além disso, Petuni oferece um Ovo Místico caso Mario responda corretamente sua pergunta.
Mais Lutas
- Entregas: 10 moedas
- Confusões Mentais (Pider, Dark Puff, Piranha): 12 moedas
- Punk Rocks: 12 moedas
- Esquadrão Bob-bomba: 7 moedas
Derrota Inevitável Contra os Armored Harriers, Mario não pode causar dano e é forçado a fugir. Ao retornar ao vestiário, o ovo misterioso choca, revelando um Yoshi. Mario pode dar-lhe um nome e usá-lo para flutuar.
Subindo no Ranking
- Pequenos Espinhos: 11 moedas
- Caras de Pôquer: 12 moedas
Mario recebe um e-mail anônimo pedindo para ir ao Juice Bar. Lá, ele recebe uma carta e o Super Hammer. Depois, um novo e-mail pede que Mario quebre um bloco no vestiário da liga menor.
Investigando Mario quebra o bloco amarelo e descobre o Dubious Paper. Enquanto continua as lutas, recebe um e-mail ameaçador.
- Shellshockers: 13 moedas
- Magikoopa Masters: 13 moedas
- Bowser (30 HP, ataque: 3, defesa: 1): 13 moedas
- Craw-papai: 14 moedas
Mario recebe um e-mail dizendo para ir até a cabine telefônica, onde encontra uma Storage Key. Com ela, ele investiga a sala trancada e descobre um esquema de Grubba para roubar energia dos lutadores.
Luta Final Após remover pôsteres no lobby, Mario recebe outra chave e acessa um novo depósito. Ele inscreve-se para a batalha final contra Rawk Hawk.
Preso em um vestiário, Mario encontra uma passagem secreta e chega à arena. Rawk Hawk tem 40 HP, usa ataques aéreos e lança objetos do teto. Flurrie pode derrubá-lo da viga. Ao vencer, Mario é levado à sala do campeão, onde descobre que a Estrela de Cristal ainda está escondida.
Mario invade o escritório de Grubba e descobre seu plano. Enfrenta então Macho Grubba (60 HP, ataque: 4, defesa: 0), que aumenta suas habilidades. Após derrotá-lo, Jolene revela que guiou Mario para vingar o desaparecimento de seu irmão, Mush. Mario recebe a terceira Estrela de Cristal!
Entre Atos Os X-Nauts continuam caçando Mario. Peach disfarça-se como um X-Naut e descobre que Tech deseja ajudá-la. Enquanto isso, Bowser invade a Great Boggly Tree, mas descobre que Mario já pegou a estrela.
Rogueport Com Yoshi, Mario pode acessar novas áreas:
- Na ponte com caveiras, pule com Yoshi e explore os telhados para encontrar Star Pieces e Shine Sprites.
- No subsolo, Mario desbloqueia canos de dobra para Petalburg e Great Boggly Tree.
Na Thousand Year Door, um novo local é revelado: Twilight Town. Mario tenta acessar a cidade, mas o cano está entupido. O professor diz que ele deve encontrar Darkly.
Darkly revela o segredo: Mario precisa estar marcado com seu nome. Com isso, ele pode finalmente acessar Twilight Town, dando início à próxima aventura!
Capítulo 4 – Para os porcos os sinos dobram
Principais itens colecionáveis neste capítulo
- Peça Estrela #44
- Peça Estrela #45
- Peça Estrela #46
- Peça Estrela #47
- Peça Estrela #48
- Sprite Brilhante #16
- Peça Estrela #49
- Sprite Brilhante #17
- Peça Estrela #50
- Sprite Brilhante #18
- Peça Estrela #51
- Peça Estrela #52
- Sprite Brilhante #19
- Peça Estrela #53
- Brilho Sprite #20
- Sprite Brilhante #21
Após muito esforço para entrar no cano, Mario precisa explorar uma vila sombria, resolver uma maldição e rastrear um trapaceiro misterioso.
A Chegada em Twilight Town
Mario descobre que a vila está amaldiçoada: cada vez que o sino toca, um morador se transforma em porco. Após falar com Gramps, procure uma Peça de Estrela atrás da casa do vizinho e outra na árvore assustadora. Há um ponto de salvamento e uma pousada na cidade.
Na segunda área, ajude uma mãe faminta com um cogumelo para ganhar uma Estrela Cadente. Pegue outra Peça de Estrela no cemitério e um Cupom de Pousada atrás da lista de pontos na loja de itens. A esposa do lojista informa que a chave do depósito está perdida na floresta, mas Mario precisa da permissão do prefeito para sair. Ao procurá-lo, descobre que ele se tornou um porco, assim como o porteiro, liberando a entrada para a floresta.
Explorando a Floresta
Mario encontra um celeiro bloqueado por uma pedra no remake do Switch. Empurre-a para a esquerda e entre para pegar a Chave Preta. Continue pela floresta quebrando tijolos com o ataque de concha de Koops. Pegue um Super Cogumelo escondido em uma caixa de interrogação e use Koops para pegar a Chave da Loja do outro lado de um tronco caído.
De volta a Twilight Town, abra a sala de armazenamento para encontrar vários itens e o Distintivo Defense Plus. Dentro do baú preto, Mario ganha a habilidade de rolar em modo de tubo. Use essa técnica para passar sob a árvore caída e encontrar outra Peça de Estrela. Com a ajuda de Flurrie, revele um cano escondido atrás de uma árvore grande e use-o para continuar na floresta.
Na floresta, Mario enfrenta Crazee Dayzee, inimigos que podem colocá-lo para dormir. Pegue o item Terremoto e o Distintivo Lançamento de Martelo. Use Flurrie para remover uma árvore bloqueando o caminho e siga adiante. Sopre o chão escuro com Flurrie, revele um X de madeira e pise nele para acessar uma área subterrânea.
Creepy Steeple e o Inimigo Misterioso
Mario chega ao campanário e encontra um poço. Na versão do Switch, pise na tampa para abri-la. No poço, pegue um Sprite de Brilho e siga para um confronto com múltiplos inimigos, ganhando o Distintivo Salto de Tornado. Role sob o portão e colete mais uma Peça de Estrela.
Dentro do campanário, role por baixo de uma mesa para encontrar outra Peça de Estrela. Pegue o Sprite de Brilho e abra os baús para coletar o Distintivo Quebra de Gelo e um Livro de Receitas. Empurre a Estátua da Estrela para acessar o porão. Em uma sala cheia de fantasmas, acerte a resposta “200” para ganhar um Ultra Shroom.
Em um corredor com caixas vermelhas, mova as escadas para pegar a Chave do Campanário. Pegue uma Folha Dourada batendo na árvore próxima. Use Yoshi para atravessar brechas e acesse uma sala com um Ponto de Salvamento. Use a chave para entrar na torre do sino e enfrentar ?????.
Batalha contra ?????
- HP: 40 | Ataque: 4 | Defesa: 0
- Transforma-se em outros inimigos e, quando perde metade da vida, vira Mario e usa seus ataques.
- Utilize ataques de flores e vença-o para recuperar a quarta Estrela de Cristal. No entanto, algo está errado…
No fim da batalha, o “Mario” sai do castelo e você assume o controle de uma sombra. Do lado de fora, Mario encontra seu corpo roubado por Doopliss, mas não consegue nomeá-lo para enfrentá-lo.
Recuperando a Identidade de Mario
Mario encontra Vivian, que busca uma Superbombbomb. Encontre-a no primeiro tufo de grama à esquerda na entrada da vila. Ao devolver o item, Vivian decide ajudar Mario. Use sua habilidade para ouvir corvos discutindo sobre quem sabe o nome do inimigo.
De volta ao campanário, Mario escuta um pássaro revelando o nome “Doopliss”. Pegue a Letra “P” em um baú e retorne para confrontá-lo. Ao inserir seu nome corretamente, Doopliss foge e Mario o persegue para a batalha final.
Confronto Final Aliados de Mario foram enganados por Doopliss e lutam contra ele. Vivian hesita, mas decide ajudar. Bloqueie os ataques e use os golpes de Vivian para dano extra. Ao derrotar Doopliss, Mario recupera seu corpo e Vivian se junta à equipe.
Mudança de Perspectiva: Peach e Bowser
A história muda para Peach, que responde perguntas de Tech sobre as Estrelas de Cristal e o demônio selado. Tech quer ajudar Mario fornecendo informações.
Bowser tenta chegar a Glitzville, mas cai no oceano. No controle de Bowser, esmague inimigos e colete carne para crescer. Ele chega a Rogueport, enquanto Mario retorna a Twilight Town.
Preparando-se para o Próximo Capítulo
Antes de partir, Mario pode coletar o Distintivo Spike Shield. Retorne a Rogueport e consulte a Thousand-Year Door para localizar a próxima Estrela de Cristal.
No porto, fale com Flavio, que concorda em levar Mario para Keelhaul Key se ficar com o tesouro. No entanto, o navegador do navio desapareceu. Pergunte ao barman e encontre Almirante Bobbery em uma casa na cidade. Após receber uma carta de sua falecida esposa, Bobbery decide navegar.
Antes de partir, Mario recebe um e-mail de Petuni pedindo para visitá-la. Em Boggly Tree, jogue “Stump Petuni” para ganhar um Ovo Místico.
No navio de Flavio, um espião X-Naut se infiltra, iniciando a próxima aventura.
Capítulo 5 – A Chave dos Piratas
Principais itens colecionáveis neste capítulo
- Peça Estrela #54
- Peça Estrela #55
- Peça Estrela #56
- Peça Estrela #57
- Sprite Brilhante #22
- Sprite Brilhante #23
- Peça Estrela #58
- Peça Estrela #59
- Peça Estrela #60
- Sprite Brilhante #24
- Brilho Sprite #25
- Peça Estrela #61
- Peça Estrela #62
- Sprite Brilhante #26
- Peça Estrela #63
- Sprite Brilhante #27
- Sprite Brilhante #28
- Peça Estrela #64
- Sprite Brilhante #29
Mario tirou um barqueiro barulhento da aposentadoria e agora é hora de zarpar! Uma emocionante aventura náutica o aguarda, repleta de fantasmas, estátuas com bigodes e disfarces terríveis. Avast!
O navio navega por alguns dias até ser atacado por fantasmas piratas. A embarcação é destruída, e alguns tripulantes, incluindo o Almirante Bobbery, são capturados. Os sobreviventes dão à costa em Keelhaul Key. O capítulo começa com Mario olhando para o mar em uma praia rochosa.
Explorando Keelhaul Key
Siga para a esquerda e encontre um Whack-a-Mole. Acerte-o com o martelo para obter um Whacka Bump, que repõe 25 HP e 25 FP. Bata no chão acima da rocha perto da saída à direita para obter uma Peça de Estrela.
No acampamento, após uma discussão entre Flavio e Pa-Patch, um trio de Embers ataca. Essas chamas azuis têm 8 HP, são imunes a ataques de salto e causam dano contínuo ao incendiar Mario e seus aliados. Use explosões e ataques de congelamento para derrotá-las. Após isso, Mario se oferece para explorar a ilha.
Procure na água em frente ao Pa-Patch para encontrar uma Peça de Estrela e outra atrás da pedra na saída direita. Há também uma loja de itens e uma pousada ao fundo.
Siga para a próxima área e procure nas folhas para encontrar mais uma Peça de Estrela. Acerte o bloco de interrogação à direita para obter o Head Rattle Badge. Perto desse bloco, bata em outro no chão para ganhar uma Courage Shell.
Continue para a direita e procure no segundo arbusto para encontrar um Mini-Mr. Mini. Pule no bloco entre as plataformas para revelar uma caixa de moedas e suba na borda para pegar um Shine Sprite. Siga pela caverna, pulando as lacunas e usando Yoshi para atravessar espaços maiores. Acerte o bloco de interrogação para obter um Thunder Rage. No remake, uma caixa azul aparece aqui, criando uma mola que facilita o retrocesso.
Resgate da Tripulação
Na próxima área, os tripulantes capturados estão sob ataque. O Almirante Bobbery luta contra os Embers enquanto os outros escapam. Antes da ponte, procure no arbusto por um Inn Ticket. Desça os degraus sob a ponte e use Yoshi para pular sobre lacunas, alcançando um cano de dobra que leva a uma área subterrânea. Bata na árvore para obter dois Cocos. Volte à ponte e caia entre os troncos para pegar o Ice Power Badge. Não esqueça do Shine Sprite escondido sob a árvore antes de seguir em frente.
Exploração da Caverna
Ao entrar na caverna, procure atrás dos barris para encontrar Ruin Powder. Salve o progresso e continue. Desça pelos buracos e enfrente Lava Bubbles, que são similares aos Embers, mas mais fortes. No navio afundado, pule na parte mais alta para obter um Shine Sprite. No primeiro plano, encontre mais uma Peça de Estrela. Use Yoshi para cruzar espinhos e entre na próxima sala.
Mario atravessa uma ponte sob fogo inimigo. Os inimigos possuem 2 HP, e ataques rápidos podem derrotá-los antes que ajam. Ao fim da ponte, canhões exigem ataques mais pesados. Continue explorando até encontrar uma comporta em frente a uma cachoeira. Use Yoshi para atravessar e enfrente uma Ba-Bomb volumosa.
Suba ao segundo nível e use Koops para ativar um interruptor que libera uma chave dourada. Encontre Shine Sprites escondidos na área. Avance e exploda uma entrada bloqueada com Bobbery.
O Segredo de Cortez
Mario descobre um baú amaldiçoado contendo a habilidade de barco de papel. Use essa nova técnica para acessar áreas previamente inalcançáveis. Encontre a manivela necessária para liberar a passagem.
Evite as ondas no mar e resgate cogumelos encalhados, ativando interruptores submersos para levantar barris. Continue até encontrar a filha de Don Pianta e seu noivo, abandonados por Cortez e seus fantasmas. Antes da batalha final, há um ponto de salvamento e uma caixa de coração.
A Batalha Contra Cortez
- HP: 20
- Ataque: 4
- Defesa: 1
Cortez assume três formas distintas. Na terceira, suas armas flutuantes atacam simultaneamente, mas podem ser temporariamente desativadas. Quando Cortez estiver fraco, ele sugara metade da plateia para recuperar vida. Use ataques de área como Earth Tremor para atingi-lo e neutralizar suas armas.
Derrotado, Cortez entrega a quinta Estrela de Cristal e Mario aprende Sweet Feast.
A Fuga da Ilha
Mario retorna ao acampamento e encontra Lord Crump. Para fugir, Flavio sugere usar o navio fantasma de Cortez. Mario aceita a troca de uma gema pela embarcação. No mar, Crump ataca com um exército X-Naut. Derrote seus lacaios antes de focar nele. Quando restaurado pelos aliados, ataque rapidamente para evitar que a batalha se prolongue.
Com a derrota de Crump, o jogo muda o foco para a Princesa Peach.
O Plano de Peach
Peach precisa se esgueirar até o quarto de Lord Grodus. Para isso, TEC a ajuda a preparar uma poção de invisibilidade, combinando os ingredientes na seguinte ordem: vermelho, azul, laranja e verde. Com a poção pronta, ela acessa o computador de Grodus e copia um disco de dados.
Enquanto isso, Bowser e Crump brigam na cidade de Twilight e acabam explodindo.
De Volta a Rogueport
Mario retorna com sua nova habilidade de barco. Explore as águas da cidade para encontrar emblemas escondidos. Na casa do mago, receba uma pista que leva ao castelo de Hooktail. Retorne lá para encontrar um Up Arrow.
Em Rogueport, use o item com o mago para melhorar seus aliados. Mario descobre que a próxima Estrela de Cristal está em Poshley Heights. Para alcançá-la, precisa de uma passagem de trem, obtida com Don Pianta após reunir sua filha e genro.
Com a passagem em mãos, Mario embarca no trem, iniciando o próximo capítulo!
Capítulo 6 – 3 dias de excesso
Principais itens colecionáveis neste capítulo
- Sprite Brilhante #30
- Peça Estrela #65
- Peça Estrela #66
- Sprite Brilhante #31
- Peça Estrela #67
- Peça Estrela #68
- Sprite Brilhante #32
- Brilho Sprite #33
- Peça Estrela #69
- Sprite Brilhante #34
- Sprite Brilhante #35
- Peça Estrela #70
- Sprite Brilhante #36
- Sprite Brilhante #37
- Sprite Brilhante #38
- Sprite Brilhante #39
- Brilho Sprite #40
- Peça Estrela #71
- Peça Estrela #72
- Peça Estrela #73
- Peça Estrela #74
Mario embarca na parte rica da cidade, mas antes precisa resolver uma série de problemas no Excess Express. Tudo pronto? Todos a bordo!
O capítulo começa com Mario em seu quarto no trem. Um bilhete ameaçador é deslizado sob sua porta, e ele decide investigar. Pegue um cogumelo seco na mesa de cabeceira e um sprite brilhante atrás da lâmpada.
Primeiro Dia
No vagão-restaurante, os passageiros estão reunidos em torno do cozinheiro: a panela de ensopado foi roubada! Siga o rastro de ensopado até o quarto 003, onde um cogumelo gordinho esconde o pote vazio. O detetive Pennington aparece, extrai uma confissão e pede para encontrar Mario no quarto 006 para discutir o bilhete ameaçador.
Devolva o pote ao chef para ganhar uma Peça de Estrela. No quarto 006, Pennington recruta Mario como assistente. A primeira tarefa é encontrar um presente de aniversário para o filho da família Ba-Bomb (quarto 008). Também, fale com a garçonete no vagão-restaurante sobre seus brincos perdidos e ajude a cogumelo do quarto 002 a recuperar suas joias.
Converse com o sapo da sala de bagagem e o pequeno Ba-Bomb. Depois, fale com o maquinista e pegue seu autógrafo para o jovem Ba-Bomb, que retribui com um sprite brilhante. O condutor suspeita de um clandestino e pede ajuda.
No quarto 003, o cogumelo gordinho relata ruídos no quarto 004. Com a ajuda de Vivian, um fantasma aparece. Ele tem o cobertor do condutor, mas só o devolverá se Mario recuperar seu diário na sala de bagagem. Não leia o diário ou o jogo acabará! Devolva-o ao fantasma e entregue o cobertor ao condutor. Mario dorme, e um novo dia começa.
Segundo Dia
No quarto 006, Pennington interroga um hamster cuja maleta foi roubada. Dentro dela, há um perigoso protótipo de mel explosivo. Mario encontra papéis vitais no quarto 001 e os entrega ao detetive, que sugere procurar Zip Toad.
De volta ao quarto de Mario, um bilhete aparece no chão. Vivian o esconde nas sombras, revelando Zip Toad atrás do sofá. Mario o persegue e o atinge com o martelo. O detetive prende o ladrão, mas ao chegar à Riverside, Zip Toad revela ser Doopliss e foge.
Converse com a mulher rica para receber 30 moedas pela devolução de seu anel e com a garçonete para ganhar uma Peça de Estrela pelos brincos. O condutor informa que uma figura sombria ergueu a ponte levadiça. Mario recebe a chave da estação para investigar.
Na estação, role sob uma cerca para ativar uma escada. Em meio às engrenagens, Mario deve navegar até a chave da estação. Retorne e use a chave na porta trancada, encontrando itens como um HP Plus Badge, uma Fúria de Trovão e um sprite brilhante.
Com Flurrie, revele uma passagem secreta e navegue por um labirinto subterrâneo, enfrentando desafios e coletando um emblema P-Up, D-Down. Resolva o quebra-cabeça das caixas numeradas e suba pelas escadas para obter outro sprite brilhante.
Na próxima sala, Mario encontra um baú com as Ultra Boots, permitindo superpulos e agarrão em canos. Continue explorando, colete distintivos e resolva enigmas para destravar o caminho de volta ao trem. Mario dorme, e um novo dia amanhece.
Terceiro Dia
Pela manhã, fale com o maquinista. O trem é atacado por Smorgs! Corra até o vagão de bagagem, derrote os monstros e suba no teto do trem. Smorg se transforma em um monstro gigante!
Smorg
HP: 50 | Ataque: 5 | Defesa: 1
Possui três tentáculos, cada um com 4 HP. Elimine-os para reduzir sua defesa. Quando perde metade do HP, vira uma garra com ataque de 10. Derrote-a rápido! Bobbery é útil nesta batalha.
Poshley Heights
Ao chegar, procure por Peças de Estrela escondidas atrás de arbustos e móveis. No santuário, Pennington abre a porta. Shadow Sirens e Doopliss roubam a Estrela de Cristal, mas era uma farsa! Mario deve encontrar a verdadeira.
Salte entre plataformas seguindo as marcas de estrela até um cano de dobra escondido. Dentro do santuário, alcance o terceiro nível e ative o interruptor azul, revelando um cano secreto. Entre e Mario sairá de dentro de uma pintura. Pegue a 6ª Estrela de Cristal!
Intervalo: Princesa Peach e Bowser
Na lua, TEC descobre os planos de Grodus e tenta ajudar Peach, mas é desativado. Enquanto isso, Bowser falha miseravelmente em sua busca por uma Estrela de Cristal.
Retorno a Rogueport
De volta à cidade, Mario adquire o Ultra Hammer e pode destruir blocos de pedra. Use-o para acessar novas áreas e coletar distintivos como Defend Plus P e Flower Saver P.
No porão da cidade, Mario encontra um painel de barco, navega até uma sala secreta e coleta três sprites brilhantes. Em outra seção, destrói um bloco de pedra e ativa um elevador, revelando canos de dobra para Poshley Heights e Keelhaul Key.
Fale com o hamster no cais para reaver o dinheiro investido nele no início do jogo. Depois, viaje para o Posto Avançado de Fahr Outpost, onde bombas Ba-Bomb ajudarão Mario a chegar à lua usando um canhão!
Prepare-se para a próxima etapa da jornada!
Capítulo 7 – Mario atira na lua
Principais itens colecionáveis neste capítulo
- Peça Estrela #75
- Sprite Brilhante #41
- Peça Estrela #76
- Peça Estrela #77
- Sprite Brilhante #42
- Peça Estrela #78
- Peça Estrela #79
- Peça Estrela #80
- Peça Estrela #81
- Peça Estrela #82
- Peça Estrela #83
- Peça Estelar #99
- Peça Estrela #100
Mario está prestes a encontrar outra Crystal Star, mas ela não está neste planeta. Ele e seus companheiros precisarão do apoio de uma vila secreta de bombas para chegar e desmantelar a fortaleza X-Naut.
Comece movendo-se para a esquerda do tubo de dobra e faça Mario usar o “butt stomp” (pulo de bunda) para levantar uma parte do chão. Se ele acertar a borda exata do quadrado solto, uma peça de estrela sairá do buraco.
Avance para a direita e, na próxima área, pule atrás da primeira árvore para encontrar um sprite de brilho. Depois, continue e procure atrás de um arbusto para achar outra peça de estrela.
No centro da trilha, há uma clareira. Olhe atrás de uma árvore grande e ative uma caixa de ponto de interrogação no chão para obter o distintivo HP Plus P. Atrás da parede de tijolos à direita, encontre outra peça de estrela.
Chegando no Fahr Outpost, olhe atrás do primeiro muro alto de tijolos para uma peça de estrela. Explore a área para encontrar muitos Ba-Bombs com quem conversar, além de uma pousada e loja de itens.
Procure atrás dos degraus da pousada para achar um ingresso de pousada e, na casa à direita, procure entre as caixas de madeira para outra peça de estrela.
No canhão da cidade, faça um “butt stomp” à esquerda do canhão para encontrar a Peça Estelar #81. A #82 está atrás das caixas de madeira na casa mais à direita do Posto Avançado.
Fale com o prefeito (o Ba-Bomb de bigode) enquanto o almirante Bobbery está na equipe. Para usar o canhão, Mario deve encontrar Gold Bob e General White.
Goldbob está em Posheville, perto da estação de trem. Fale com ele, aceite abrir mão de todo o dinheiro de Mario e ele lhe dará o guia para operar o canhão. Mario também recebe um e-mail dizendo que poderá receber pontos de loja em dobro na Excess Express por 15 minutos.
Agora, Mario deve encontrar o General White. Felizmente, a sala de dobra da versão Switch, abaixo de Rogueport, facilita a viagem para os locais necessários. Sua primeira parada é Petalburg, onde um Koopa Troopa revela que o General foi para Keelhaul Key. Em Keelhaul, um Ba-Bomb diz que ele partiu para Glitzville. Em Glitzville, fale com o barman para saber que o General foi para a árvore Great Boggly. Fale com um Punnie para saber que o General foi para Twilight Town. Ao retornar ao Posto Avançado Fahr, procure na última casa à direita, onde você encontrará o General adormecido.
Após acordá-lo, ele prepara o canhão. Mario agora pode viajar para a Lua.
Preparação para a Batalha
O chefe no final desta fase pode diminuir consideravelmente o HP de Mario com um ataque devastador. Estoque Super Mushrooms e itens Thunder Rage ou Shooting Star para garantir sua sobrevivência.
Na Lua, Mario pode explorar a esquerda ou direita. Não há itens colecionáveis importantes até a última área, mas as pedras rachadas oferecem power-ups. Continue até encontrar uma cidade abobadada ao fundo, com um tubo de dobra perto dela. Use Bobbery para explodir a rocha na entrada do tubo e revele um Star Piece.
Pise na pedra quebrada para revelar o caminho para a Fortaleza X-Naut. Explore a cidade e derrote alguns X-Nauts fáceis. Em seguida, siga o caminho iluminado até um baú que contém a Chave do Elevador (Azul). Com a chave em mãos, Mario pode acessar o Subnível Dois.
No Subnível Dois, navegue por um caminho iluminado e memorize os quadrados seguros. Abra o baú para pegar a Chave de Segurança Vermelha e uma Ovelha Sonolenta. Retorne à direita e insira a chave para acessar a sala seguinte.
Na próxima área, coloque a engrenagem na máquina e siga o código indicado para abrir a porta. Dentro da sala, use o guindaste para pegar itens e emblemas úteis, como Feeling Fine, que protege contra status negativos.
Desafio Final
Em um quiz de trivia, responda corretamente para obter a Chave do Elevador Vermelha. Vá para o Subnível Quatro, onde a Princesa Peach está aprisionada, e depois enfrente Magnus Von Grapple 2.0. Use ataques múltiplos para destruir os braços de Magnus, e prepare-se para um ataque devastador que pode reduzir muito o HP de Mario.
Ao derrotar Crump, Mario pega a última Crystal Star e o capítulo termina.
Com essas alterações, o texto ficou mais direto e claro, destacando as principais informações e tornando as instruções mais concisas.
Capítulo 8 – A Porta dos Mil Anos
Chegou o momento de abrir a Porta dos Mil Anos e salvar o mundo. Junte-se a Mario e seus companheiros, como Luigi e o Grande Gonzales, para enfrentar Grodus e seu plano maligno. Entre no Palácio das Sombras, resgate a Princesa Peach e lute pela salvação do mundo!
Após coletar todas as Crystal Stars, entre na Porta dos Mil Anos no Rogueport Underground. O Capítulo 8 começa, e Mario e seus amigos entram no Palácio das Sombras.
Passagem Inicial Passe pela primeira sala, abra a porta e desça uma grande escada. Ao entrar pela primeira vez, explore a área escondida no fundo da tela para encontrar um cronômetro. Cuidado com os Swoopulas (9 HP), que roubam HP de Mario enquanto voam pela escada. No final, você encontrará uma estrela cadente, que será útil para derrotar os inimigos. Na próxima área, ative a caixa de ponto de interrogação para obter um Sr. Amaciante.
Canhões Dourados No final dos degraus, você encontrará balas de ouro disparadas de um canhão. Pule nas balas até alcançar o canhão. Utilize a estrela cadente adquirida para danificar todos os inimigos, especialmente os bobs que surgem continuamente.
Corredores Perigosos As escadas seguintes levam a um corredor com espinhos que se erguem quando Mario se aproxima. Seja cauteloso e avance com cuidado. O próximo corredor possui chamas giratórias que Mario pode superar correndo com Yoshi ou pulando sobre elas. O segundo conjunto de colunas de fogo pode ser atravessado pulando ou usando Vivian para se abaixar.
Sala dos Ossos Secos Na sala seguinte, você encontrará uma pilha de ossos azuis. Ao interagir, um exército de ossos secos surgirá. Use o martelo para abrir caminho até o osso azul, que ressurge os inimigos. Fique atento ao grande dano que os cinco inimigos podem causar.
Nova Batalha Continue em frente e pegue a chave para acessar uma nova área. Navegue com cautela pelas balas de canhão e use ataques poderosos como Piercing Blow para derrotar os inimigos blindados. Use também a estrela cadente ou outros itens como Shooting Star para acelerar a batalha.
Quebra-cabeças e Chaves No segundo andar do Palácio, Mario enfrentará enigmas e terá que encontrar chaves escondidas nas salas. Para resolver, use Flurrie para revelar blocos e pressione interruptores para obter as Tower Keys necessárias para avançar.
Gloomtail Ao chegar ao Gloomtail (80 HP, 8 Ataque, 2 Defesa), utilize Vivian para proteger Mario e atacar com martelos e poderosos ataques de área. Após derrotá-lo, Gloomtail soltará uma Star Key. Use Bobbery para abrir áreas secretas e revele itens como Ultra Shroom.
Enfrentando Grodus e Bowser A batalha contra Grodus e seus lacaios é desafiadora. Ele se protegerá com escudos criados por X’s ao redor de si. Use ataques de área para desabilitar sua defesa e ataques de martelo para diminuir seu HP. Quando Grodus estiver derrotado, Bowser aparece para uma luta final. Derrote Kammy Koopa primeiro e depois enfrente Bowser, utilizando itens de recuperação quando necessário.
A Rainha das Sombras Por fim, a Rainha das Sombras, com 150 HP, representa o maior desafio. Ela começará em forma de Peach, mas após perder 75 HP, se transformará em uma versão invencível. Durante essa fase, Mario precisa sobreviver por três turnos enquanto ataca a Rainha e suas mãos malignas. Use Vivian e ataques multi-alvo para se proteger.
A Vitória Após a derrota da Rainha das Sombras, as Crystal Stars aparecem e restauram as forças de Mario. A batalha é vencida, e o mundo é salvo. A Princesa Peach está ilesa, e Mario e seus amigos comemoram.
Após os créditos, Mario recebe um e-mail de Goobella e pode retornar a Rogueport para explorar mais e completar missões secundárias no Trouble Center.
Parabéns! Você completou um dos jogos mais aclamados de Mario!